[Resenha] Sorrisos Quebrados – Sofia Silva

sorrisos quebrados
Título: Sorrisos Quebrados
Autor(a): Sofia Silva
Editora: Valentina
Páginas: 286
Ano de Publicação: 2016

Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

♥♥♥

Olá galera. Tudo bem? Espero que sim. Aqui estou, trazendo mais uma sugestão e opinião sobre uma leitura forte e bastante envolvente que é o livro Sorrisos Quebrados de Sofia Silva. Fiquei muito encantada e ao mesmo tempo impactada com a escrita dessa mulher. Ela nos transporta com muita facilidade para uma mistura de sentimentos que explodem dentro da gente, sentimentos de raiva, medo, amor, surpresas, alegrias, esperança e muita tristeza.

Talvez por ser uma história que pertence a realidade de tantas mulheres, a violência doméstica, faz com que tenhamos ainda mais envolvimento com o livro, não sei dizer ao certo. Embora eu tenho algumas ressalvas, com toda certeza esse livro é o meu queridinho de 2017 e a autora está de parabéns.

WP_20180310_15_36_07_Raw
@cailessales

O livro conta a história de Paola, uma mulher que já começa a história sofrendo uma das piores e maiores violências, crueldade praticada por seu marido, chegando a ficar entre a vida e a morte. Depois de uma passagem de tempo de 6 anos, Paola está vivendo em uma clínica tentando se recuperar psicologicamente de anos de sofrimento, mas as cicatrizes que ela carrega no corpo e parte do rosto deformado, quando refletidas no espelho, faz com que ela reviva cada dor provocada pelo ex-marido, Roberto. Nessa mesma clínica, ela conhece Sol, uma menininha de 4 anos que não consegue se socializar com ninguém devido a um grande trauma. E as duas rapidamente conseguem criar uma ligação de amizade e carinho que deixa todos a sua volta perplexos, inclusive o pai da menina, André, que se dedica de corpo e alma à filha e mesmo inseguro com a aproximação das duas, ele fica feliz em ver a filha bem. Com o tempo, embora o início da aproximação de André e Paola tenha sido receosa, os dois acabam se envolvendo, mas as feridas de ambos estão expostas demais e uma grande barreira é colocada por eles mesmos e cada dia fica mais difícil passar por essa barreira que impede seus corações de qualquer segunda chance, de qualquer esperança de um novo começo. Como será então, já que os dois estão feridos de forma tão profunda?

Esse final vocês só irão descobrir quando forem ler o livro e espero que seja logo. Bom, a história é muito boa, não tenho dúvidas, me encantei e me surpreendi muito, como disse no início, um festival de reflexões se fizeram presentes nos meus pensamentos e isso é ótimo, porque significa que o livro mexeu com você e que ele é muito bom, pois não é qualquer livro que faz isso. O caso é que mesmo o livro sendo ótimo, com uma escrita poética e espetacular, existe só um ponto que não me atraiu na história e de certa forma não fez muito sentido para mim. O relacionamento dos personagens envolve MUITA sensualidade, claro que todo aquele desejo serviu para ambos se sentirem amados de fato e um crescimento significativo na autoestima de Paola que é extraordinariamente baixa. Mas eu achei um pouco “vulgar”, com perdão da palavra, não querendo ser santinha ou algo do tipo, claro que entendo todos os pontos e porquês da autora em relação a isso, mas achei desnecessária a dose de como isso foi colocado, acredito que essa aproximação era para acontecer bem depois, já que ambos tinham cicatrizes bem profundas.

Mas de forma alguma esse aspecto tirou o valor da obra e indico para todas as pessoas no planeta terra e que sirva como uma forma de conscientização para um tema tão delicado e preocupante que é a violência contra a mulher e não apenas isso, temos outros assuntos colocados no livro, como o vício das drogas, preconceito e outras coisas que não posso mencionar se não vai ser spoiler, com certeza.

Então, espero que gostem do livro e aproveitem cada momento vivendo e aprendendo com as fortes emoções que o livro proporciona. Tenham uma ótima leitura e aguardo a opinião de vocês!!!

Bjos e um fortíssimo abraço.

Um comentário em “[Resenha] Sorrisos Quebrados – Sofia Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s